{"id":1045,"date":"2021-11-24T14:59:16","date_gmt":"2021-11-24T17:59:16","guid":{"rendered":"https:\/\/yepsolutions.com.br\/?post_type=blog_yep&p=1045"},"modified":"2021-11-24T14:59:16","modified_gmt":"2021-11-24T17:59:16","slug":"omnichannel-b2b-a-nova-forma-de-se-relacionar-e-vender-no-mercado-entre-empresas","status":"publish","type":"blog_yep","link":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/blog_yep\/omnichannel-b2b-a-nova-forma-de-se-relacionar-e-vender-no-mercado-entre-empresas\/","title":{"rendered":"Omnichannel B2B: A nova forma de se relacionar e vender no mercado entre empresas"},"content":{"rendered":"

O omnichannel B2B se tornou uma alternativa para melhorar o setor de vendas do mercado entre empresas. Essa nova forma de atender e vender impactou rapidamente o mercado B2C e deve fazer o mesmo no B2B.<\/p>\n

A solu\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 mais vista como tend\u00eancia, e sim como necessidade para qualquer empresa do ramo business-to-business.<\/span><\/strong> Atualmente, o Whatsapp, e-mails e m\u00eddias sociais s\u00e3o formas de captar leads e criar um relacionamento para vendas.<\/p>\n

Essa forma de venda implica diretamente no modelo antigo de neg\u00f3cio. Antes, o mercado entre empresas exigia muito o contato pessoal, visitas, almo\u00e7os e eventos para realiza\u00e7\u00e3o de neg\u00f3cios.<\/span><\/strong> Isso fazia com que, muitas vezes, o custo de aquisi\u00e7\u00e3o de clientes fosse muito maior do que a venda para a empresa.<\/p>\n

O omnichannel B2B espera trazer uma experi\u00eancia de neg\u00f3cio empresarial similar ao que \u00e9 encontrado hoje no ramo B2C<\/strong><\/span>. O motivo disso \u00e9 a prefer\u00eancia dos novos l\u00edderes e gestores pelas negocia\u00e7\u00f5es semelhantes ao seu cotidiano de clientes.<\/p>\n

Nesse novo m\u00e9todo de venda, o cliente percorre diversos caminhos at\u00e9 efetuar sua compra. Eles procuram reviews, lojas e pre\u00e7os por mais de um canal. Por isso, o multicanal alinhado faz com que a empresa que est\u00e1 no ramo consiga captar a aten\u00e7\u00e3o dos clientes.<\/p>\n

Como implementar o omnichannel B2B<\/strong><\/h2>\n

O maior desafio dos empreendimentos \u00e9 integrar os ambientes online e offline. Entre esses dois pontos existem diversos gargalos de comunica\u00e7\u00e3o e de a\u00e7\u00f5es. Visando acabar com essa lacuna, o omnichannel funciona desde o est\u00e1gio de descoberta at\u00e9 o p\u00f3s-venda em ambos os ambientes.<\/p>\n

Primeiramente, para implement\u00e1-lo \u00e9 vital a empresa ter um CRM bem estruturado.<\/span><\/strong> Com a ferramenta bem otimizada, o vendedor consegue acessar as informa\u00e7\u00f5es de forma din\u00e2mica tornando o mapeamento de clientes nas etapas de venda mais f\u00e1cil.<\/p>\n

Ap\u00f3s otimizar o CRM, a empresa precisa padronizar seus canais de atendimento, utilizando o discurso correto para cada est\u00e1gio da jornada.<\/strong><\/span> Dessa forma, a experi\u00eancia da outra organiza\u00e7\u00e3o se torna mais agrad\u00e1vel em sua jornada de compra.<\/p>\n

Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Entenda como o Machine Learning pode trazer insights para sua empresa<\/a><\/span><\/p>\n

A padroniza\u00e7\u00e3o dessas informa\u00e7\u00f5es e da comunica\u00e7\u00e3o evita mensagens erradas para o cliente que, por exemplo, acabou de adquirir um produto ou solu\u00e7\u00e3o e n\u00e3o quer receber outras ofertas, mas sim de insumos que ele possa precisar ap\u00f3s a compra.<\/p>\n

Essa forma de venda \u00e9 conhecida por cross selling e pode agregar muito no mercado B2B, como tamb\u00e9m no omnichannel.<\/p>\n

Integrar o online e offline obriga que a organiza\u00e7\u00e3o ofere\u00e7a todos os seus servi\u00e7os e descontos em ambos os canais. Seja na visita presencial ou em seu site, as condi\u00e7\u00f5es de compra devem ser iguais para n\u00e3o influenciar na decis\u00e3o de compra.<\/strong><\/span><\/p>\n

Autonomia ao cliente B2B<\/strong><\/h3>\n

A autonomia \u00e9 o grande fator nesse modo de vender e atender. Antes, as liga\u00e7\u00f5es eram praticamente di\u00e1rias, desgastando os vendedores que precisavam fazer muitas liga\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

A institui\u00e7\u00e3o McKinsey & Company elaborou um estudo sobre o cen\u00e1rio do omnichannel no mercado B2B. A pesquisa entrevistou 2.618 profissionais envolvidos nesse mercado. Esse estudo mostra como pode ocorrer a jornada de compra no mercado B2B.<\/p>\n

Cerca de 59% dos entrevistados preferem nas etapas iniciais de pesquisas, canais que eles consigam pesquisar sem aux\u00edlio de um representante de compras.<\/strong> <\/span>Eles querem ter autonomia para pesquisar melhores condi\u00e7\u00f5es dentro do mercado.<\/p>\n

Para ter essa autonomia \u00e9 necess\u00e1rio que informa\u00e7\u00f5es importantes sobre os produtos estejam dispon\u00edveis de forma f\u00e1cil. Essa \u00e9 uma das maiores reclama\u00e7\u00f5es no mercado entre organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Saiba mais:<\/strong> Tecnologias emergentes que devem evoluir nos pr\u00f3ximos anos<\/a><\/span><\/p>\n

O mesmo estudo apresenta que 50% dos clientes B2B dizem que faltam informa\u00e7\u00f5es em canais online, al\u00e9m de 49% reclamam da usabilidade desses canais virtuais. Ent\u00e3o, al\u00e9m de estruturar o CRM, a institui\u00e7\u00e3o precisa se dedicar ao seu site, m\u00eddias sociais, Whatsapp e e-mails.<\/p>\n

O Whatsapp \u00e9 um caso \u00e0 parte no Brasil, pois \u00e9 o canal preferido entre os entrevistados. O Brasil lidera na Am\u00e9rica Latina a utiliza\u00e7\u00e3o do aplicativo em fechamentos de neg\u00f3cios. 16% dos entrevistados preferem concluir compras atrav\u00e9s desse canal, 5% a mais que e-mails.<\/p>\n

Al\u00e9m de conclus\u00e3o de compras, o canal \u00e9 utilizado para fazer recompras sem complexidade ou para reposi\u00e7\u00e3o de mercadorias. O Whatsapp tamb\u00e9m \u00e9 utilizado para marcar reuni\u00f5es com fornecedores.<\/p>\n

Mostramos a import\u00e2ncia dos canais digitais dentro do omnichannel, mas onde est\u00e1 o papel do vendedor nessa estrutura?<\/strong><\/span> A participa\u00e7\u00e3o do vendedor est\u00e1 diretamente na conclus\u00e3o de negocia\u00e7\u00f5es e na solu\u00e7\u00e3o de d\u00favidas.<\/p>\n

Uma das maiores reclama\u00e7\u00f5es apresentada no estudo \u00e9 que os representantes comerciais n\u00e3o possuem autonomia na negocia\u00e7\u00e3o. E n\u00e3o possuem informa\u00e7\u00f5es para ajudar a outra companhia.<\/p>\n

Mas com a integra\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es da jornada de compra, o representante comercial consegue ter maior visibilidade sobre a corpora\u00e7\u00e3o para saber qual a melhor solu\u00e7\u00e3o para cada caso atendido.<\/strong><\/span><\/p>\n

Agora que voc\u00ea conhece as formas de relacionar com outras empresas atrav\u00e9s do omnichannel B2B, n\u00e3o deixe de colocar as a\u00e7\u00f5es em pr\u00e1tica para alcan\u00e7ar vendas que gerem valor para sua empresa e para seus clientes.<\/p>\n","protected":false},"featured_media":1052,"template":"","destaque_home":[25],"categoria_blog":[27],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/wp-json\/wp\/v2\/blog_yep\/1045"}],"collection":[{"href":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/wp-json\/wp\/v2\/blog_yep"}],"about":[{"href":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/wp-json\/wp\/v2\/types\/blog_yep"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1052"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1045"}],"wp:term":[{"taxonomy":"destaque_home","embeddable":true,"href":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/wp-json\/wp\/v2\/destaque_home?post=1045"},{"taxonomy":"categoria_blog","embeddable":true,"href":"https:\/\/yepsolutions.ceartico.com\/wp-json\/wp\/v2\/categoria_blog?post=1045"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}